sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Avaria na Resistência da Sofagem


Olá a todos. 


Desta vez o meu problema é na sofagem do carro, só a ultima velocidade da ventoinha é que trabalha e por vezes isso é ar a mais. Velocidades intermédias não tenho.

 Neste post vou explicar como perceber a avaria, e resolve-la.


Avaria: Ventoinha da sofagem só trabalha na 4º velocidade.
Carro: Nissan Terrano 2 3.0
Custo previsto: 10€
Custo previsto numa oficina: 30€ (25€ da resistência e uns 5€ de mão de obra)
Poupança estimada: 20€
Tempo estimado de reparação: 15minutos
Ferramentas necessárias: Chave de estrelas.



Para perceber a origem da avaria decidi fazer uma pesquisa pela net por casos semelhantes. As respostas foram muitas (e variadas) mas a tendência será da resistência da ventoinha. Então decidi cruzar a informação com o manual de reparação e cheguei à página HA-30,49,54 e 55.






Após pesquisa de avaria tudo indica avaria da resistência que limita a velocidade da ventoinha e confirmei visualmente que esta estava muito danificada. Ponderei recupera-la com um pouco de solda mas estava demasiado degradada e optei por ir ver o preço de uma nova. Em sites dedicados a material de automóvel o preço variava entre os 25 a 35€ + portes. Por fim encontrei numa outra loja por cerca de 10€ e demoraria cerca de 1 mês a chegar, opção que escolhi.
Já com a chegada da peça, foi por mãos à obra como demonstra o filme. É um componente muito fácil de trocar e que pelo preço não justifica andar sem os níveis intermédios da sofagem.






ATENÇÃO
 Se testar a sofagem sem a resistência estar no devido lugar, muito cuidado com os dedos pois esta pode aquecer. Não deixar a sofagem trabalhar muito tempo sem ter a resistência no devido lugar. O aquecimento poderá levar a degradação precoce da resistência.


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Porque funcionava no nível 4 e não nos outros?

Fig.1
Fig.2
Fig.3






















Na figura 1, podemos ver o circuito de alimentação da ventoinha. A ligação é efetuada pela Fan-Switch e neste momento encontra-se em OFF.
Na figura 2, se colocamos o seletor da Fan-Switch na posição 1 (linha rosa) na 2 (verde) ou na 3 (azul) podemos ver que a ligação (a vermelho) não se completa devido ao retângulo amarelo que representa a avaria da minha resistência. Esta falha é a responsável por não haver ligação e não permitir que o motor da ventoinha trabalhe.
Na figura 3, ao colocamos o seletor da Fan-Switch na posição 4 verificamos que a ligação fica completa do positivo até ao negativo fazendo a ventoinha trabalhar. Esta ligação não passa através da resistência assinalado no quadrado azul.
A diferença de velocidade acontece ao selecionarmos a combinação correta de resistências. No meu caso a resistência danificada era a primeira dai não funcionar nada. Se fosse uma das outras duas, então teria falta de uma só velocidade pois as outras duas velocidades ficariam a trabalhar corretamente.


Espero que vos tenha ajudado em alguma coisa com esta informação, deixem os vossos comentários em caso de dúvida.

Abraço

Njgomes

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