sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Troca de rótula superior

Olá a todos. 


 Já faz algum tempo que andava a sentir umas batidas no carro. Sabia que o som era proveniente e algo da suspensão pois era a subir/descer, lombas, passeios, ressaltos ou mesmo nos buracos da estrada que sentia as batidas secas. Por várias vezes que tinha dado uma vista de olhos rápido na suspensão e tudo me parecia bem, até que decidi tentar perceber e reparar os barulhos misteriosos. Com algum tempo para isso e rodas fora lá descobri que tinha as rótulas destruídas (parece-me o termo mais correto) e tinha de as trocar com urgência.

 Neste post vou explicar como trocar as rótulas superiores da suspensão. As de baixo por enquanto não troquei mas ando a pensar nisso.
Na vossa opinião devo trocar já todas as rótulas ou aguentar as de baixo até se estragarem por completo? (deixem um comentário) 


Avaria: Rótulas superiores da suspensão a necessitar de serem substituídas (+/- 250mil Km)
Custo previsto: 35+ alinhamento de direção
Custo previsto numa oficina: 120€ (rótulas + mão de obra) alinhamento de direção a parte
Poupança estimada: 85€ o alinhamento de tem o custo igual em qualquer situação
Tempo estimado de reparação: +/- 1:30h por roda
Ferramentas necessárias: Além das normais para qualquer manutenção utilizei um “saca rótulas” e uma chave de torque (está não é necessário mas recomendo).


Após identificar a avaria e perceber qual seria a solução de reparação fui a uma loja local e comprei umas rótulas com copo de lubrificação, as de origem não possuíam ao contrario das novas. Com as novas é possível fazer a manutenção pois permite ir lubrificando. Coisa que faço 2 vezes ao ano, por norma no fim do verão e no fim do inverno. Substituindo as massas evito que as peças andem com as humidades do inverno ou com as poeiras do verão.


Saca rótula
Na hora de sujar as mãos, comecei por remover a roda e deixei o macaco do carro a suportar o peso da suspensão. Já o peso do carro estava suportado por uma preguiça o que dava uma segurança maior caso o macaco escorregue. De seguida retirei o troço da porca inferior da rótula, esta poderá ser difícil de tirar mas não tem segredos é endireitar o melhor possível e puxar (utilizei um alicate de grifos) até sair. Antes de remover a porca lavei a rosca visível com spray de limpeza de travões para remover areias e outras impurezas que dificultassem a remoção da porca. Com esta fora foi a vez de tirar os 4 parafusos que fixam a rótula ao triângulo superior. Nesta altura a rótula já se encontra livre de parafusos e porcas mas continua presa e com ajude de um saca rótulas ela saiu num estante.



ATENÇÃO
 Ao apertar o saca rótulas a dada altura terá de fazer mais força. Neste momento deverá desviar a cara e outra parte do corpo que possa sair magoada. A rótula sai de repente, a chave de aperto pode saltar das mãos e magoar.

Após remoção da rótula velha limpei tudo com spray limpa travões, principalmente as superfícies onde a nova peça iria encostar. Pulverizei com spray de cobre todas as roscas (os quatro parafusos de cima e a rosca da rótula) para prevenir um desaperto mais fácil no futuro.
Rótula suspensão (não é a que utilizei)
Após secar foi efetuar o processo de instalação de forma inversa do que fiz anteriormente. Coloquei a rótula no devido lugar e apertei uns seis fios de rosca da porca de baixo, depois apontei os parafusos de cima e apertei também uns seis fios de rosca. Utilizei um ferro a servir de braço (ver filme, final da página) e assim forçar o triângulo superior a baixar até a rótula.




ATENÇÃO
 Subindo o macaco (deixe sempre o peso do carro sobre a preguiça) podemos ajudar a apontar os parafusos.


Primeiro apertei a porca de baixo até não sentir folgas no eixo vertical e à mão fui apertando sequencialmente os parafusos de cima garantindo que o copo entrava direito. Quando à mão já não dava mais ajustei bem com o roquete e coloquei tinta selante a fim de verificar uns dias depois se os parafusos desapertavam. Por ultimo coloquei o troço de travamento da porca.
Para finalizar enchi o copo de massa e coloquei a roda com o torque recomendado pelo fabricante.



Deixo-vos o filme de todo a reparação que fiz.
 Deixem o vossa opinião e sugestões sobre esta reparação. Se gostaram deixem ai um like ou subscrevam o canal. 




Abraço

Njgomes



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