Olá a todos.
Já faz algum tempo que andava a sentir umas
batidas no carro. Sabia que o som era proveniente e algo da suspensão
pois era a subir/descer, lombas, passeios, ressaltos ou mesmo nos
buracos da estrada que sentia as batidas secas. Por várias vezes que
tinha dado uma vista de olhos rápido na suspensão e tudo me parecia
bem, até que decidi tentar perceber e reparar os barulhos
misteriosos. Com algum tempo para isso e rodas fora lá descobri que
tinha as rótulas destruídas (parece-me o termo mais correto) e
tinha de as trocar com urgência.
Neste post vou explicar como trocar
as rótulas superiores da suspensão. As de baixo por enquanto não
troquei mas ando a pensar nisso.
Na vossa opinião devo trocar já todas as rótulas
ou aguentar as de baixo até se estragarem por completo? (deixem um
comentário)
Avaria: Rótulas superiores da suspensão a
necessitar de serem substituídas (+/- 250mil Km)
Custo previsto: 35€
+ alinhamento de direção
Custo previsto numa oficina: 120€
(rótulas + mão de obra) alinhamento
de direção a parte
Poupança estimada: 85€
o alinhamento de tem o custo igual em qualquer situação
Tempo estimado de reparação: +/- 1:30h por
roda
Ferramentas necessárias: Além das normais para
qualquer manutenção utilizei um “saca rótulas” e uma chave de
torque (está não é necessário mas recomendo).
Após identificar a avaria e perceber qual seria a
solução de reparação fui a uma loja local e comprei umas rótulas
com copo de lubrificação, as de origem não possuíam ao contrario
das novas. Com as novas é possível fazer a manutenção pois
permite ir lubrificando. Coisa que faço 2 vezes ao ano, por norma no
fim do verão e no fim do inverno. Substituindo as massas evito que
as peças andem com as humidades do inverno ou com as poeiras do
verão.
Saca rótula |
ATENÇÃO
Ao apertar o saca
rótulas a dada altura terá de fazer mais força. Neste momento
deverá desviar a cara e outra parte do corpo que possa sair magoada.
A rótula sai de repente, a chave de aperto pode saltar das mãos e
magoar.
Após remoção da rótula velha limpei tudo com spray limpa travões, principalmente as superfícies onde a nova peça iria encostar. Pulverizei com spray de cobre todas as roscas (os quatro parafusos de cima e a rosca da rótula) para prevenir um desaperto mais fácil no futuro.
Rótula suspensão (não é a que utilizei) |
ATENÇÃO
Subindo o macaco (deixe
sempre o peso do carro sobre a preguiça) podemos ajudar a apontar os
parafusos.
Para finalizar enchi o copo de massa e coloquei a roda com o torque recomendado pelo fabricante.
Deixo-vos o filme de todo a reparação que fiz.
Deixem o vossa opinião e sugestões sobre esta reparação. Se gostaram deixem ai um like ou subscrevam o canal.
Abraço
Njgomes
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