Olá...
Esta semana
trago uma coisa diferente, vou explicar como modificar o “12V cut-out v” de um frigorífico
muito conhecido e usado por camionistas e campistas de fim-de-semana.
Vitrifrigo c41L |
Mas o que é
o “12 cut-out V”?
Resumidamente
é a tensão mínima que a bateria deve ter para o frigorífico conseguir
trabalhar.
Mas para um
melhor entendimento vamos perceber os motivos que me levaram a fazer a
modificação.
Avaria: corte baixo de 12 cut-out V
Custo previsto: 0.10€
Custo previsto numa oficina: Desconheço por completo
Poupança
estimada: Mais tempo de vida da bateria
Tempo estimado de reparação:
+/- 10minutos
Ferramentas necessárias: o básico (chave de fendas/estrela, alicate de pontas e de cravar) e ferro de soldar (não obrigatório)
Quando vou acampar uso um frigorífico da Vitrifrigo, mais propriamente o modelo c41L, mas como
não é meu e não vinha com manual, nunca o li. Contudo, foi-me dito que o
frigorífico possuía um sistema de segurança da bateria do carro (o frigorífico
liga ao isqueiro). Esse sistema de segurança consiste num limite mínimo de tensão que, ao ser
atingida, o frigorífico deveria desligar, ficando a bateria com energia suficiente
para colocar o motor do carro em funcionamento. Até ai tudo bem, e eu andava
descansado. Mas, por duas vezes distintas que o frigorífico me levou a
bateria a mínimos de 10V, coisa que não faz sentido uma vez que a tensão mínima
para um arranque aceitável é de 11.6V. Isso levou-me a pensar se o dispositivo
de segurança estaria avariado.
Para retirar
as minhas dúvidas contactei o fabricante e questionei sobre o correto
funcionamento do equipamento. Após alguns email e anexos conclui que o
equipamento estava a funcionar corretamente, que era possível alterar os
limites de segurança e de como o fazer.
A explicação
para o correto funcionamento e de ter ficado a pé por duas vezes é explicado
por este frigorífico ser desenhado e construído com o propósito de ser utilizado
em camiões, que possuem baterias de 24V e amperagens enormes. Por esse motivo o
fabricante não prestou grande atenção ao "12 cut-out V" o que por defeito ficou a
fazer o corte nos 10.4V como visto na figura 1.
Figura 1 |
Mas nem tudo é mau pois o
fabricante fornece a informação (figura 2) para podermos alterar este limite
para vários níveis, o que nos permite escolher aquele que mais nos convém.
Figura 2 |
Sabendo que
o meu carro para ter um arranque forte necessita de cerca de 11,6V escolhi o
maior valor recomendado pelo fabricante (figura3). Assim, utilizando uma resistência
de 82Kohm de meio watt (o fabricante não refere potência) entre os terminais P
e C consigo (figura 4) consigo um 12 cut-out V de 11.3V. Se fizer conta com a
recuperação natural da bateria facilmente atinjo os 11.6v de que necessito.
Figura 3 |
Então a
modificação passava somente por colocar uma resistência entre dois pontos. Para
isso utilizei um terminal que cravei na resistência e utilizei o terminal do ponto
C como ancoradouro da resistência. Para garantir um ponto forte de junção optei
por soldar a resistência aos terminais. Feita a soldadora foi altura de ligar
tudo como manda o esquema eléctrico e testar.
Até ao
momento ainda não levei a bateria aos limites mas quando isso acontecer
verificarei valores e actualizo aqui os resultados.
Figura 4 |
Como
funciona o dispositivo de segurança de baixo nível de tensão?
Os dispositivos
electrónicos que possuem este dispositivo de segurança podem ser visto como
tendo dois limitadores, um superior a verde e outro inferior a vermelho na
figura 5 (tensão de 12 ou 24v).
Figura 5 |
Ao ligar o
frigorífico à tomada de isqueiro a tensão da bateria será medida e se for
superior a 10.4v (limite inferior) o frigorífico irá trabalhar sem problemas.
Mas no momento que a tensão da bateria atinge valor mínimo, a electrónica do
frigorífico fica em alerta e se após 10 segundos a tensão não subir do limite
inferior o frigorífico “hiberna”. Deixa de trabalhar para não levar a energia
da bateria a mínimos irrecuperáveis, levando à destruição completa da bateria
pois já não iria carregar mais. Este estado de “hibernação” permanecerá até a electrónica
do frigorífico detectar que a bateria tem uma tensão superior ao limite máximo,
que no caso da figura 5 é de 11,7V. Este valor, do ponto de vista do frigorífico,
significa que está ligado a uma bateria carregada e que poderá trabalhar sem
problema.
Outras
informações retidas sobre este frigorífico.
A selecção de
frio que o utilizador faz é visível pelos leds que estão acessos. Cada led
corresponde a -3º de temperatura, logo o máximo deste frigorífico será -24º em
relação à temperatura exterior. Este modelo não tem capacidade de regular o
frio para uma temperatura fixa, o frio está sempre dependente do exterior. Por
esse motivo se deve, durante o dia, aumentar a potência e à noite se deve baixar
a mesma sob o risco de congelar tudo o que está no seu interior.
O frigorífico
para um bom funcionamento deverá ter os fios de alimentação ligados directamente à bateria, uma vez que a utilização do isqueiro poderá não fornecer energia suficiente e
provocar medidas de tensões erradas.
Resistência 82Kohm |
Deixo-vos o filme da modificação....
Esta foi mais uma alteração que reparação, assim espero estar a poupar a vida útil da bateria do carro.
Caso tenham perguntas ou duvidas, sugestões e comentários deixem ai que responderei o mais rápido possível.
Subscrevam para mais novidades em breve.
Abraço
Nelson Gomes
A colocação da resistência tem uma ordem predefinida? A cor a colocar no ponto P é predefonida ou e indiferente?
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