sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Frigorífico de 12V - Vitrifrigo c41L


Olá...
  Esta semana trago uma coisa diferente, vou explicar como modificar o “12V cut-out v” de um frigorífico muito conhecido e usado por camionistas e campistas de fim-de-semana.

Vitrifrigo c41L
Mas o que é o “12 cut-out V”?
Resumidamente é a tensão mínima que a bateria deve ter para o frigorífico conseguir trabalhar.


Mas para um melhor entendimento vamos perceber os motivos que me levaram a fazer a modificação.

Avaria: corte baixo de 12 cut-out V
Custo previsto: 0.10€
Custo previsto numa oficina: Desconheço por completo
Poupança estimada: Mais tempo de vida da bateria
Tempo estimado de reparação: +/- 10minutos
Ferramentas necessárias: o básico (chave de fendas/estrela, alicate de pontas  e de cravar) e ferro de soldar (não obrigatório)



  Quando vou acampar uso um frigorífico da Vitrifrigo, mais propriamente o modelo c41L, mas como não é meu e não vinha com manual, nunca o li. Contudo, foi-me dito que o frigorífico possuía um sistema de segurança da bateria do carro (o frigorífico liga ao isqueiro). Esse sistema de segurança consiste num limite mínimo de tensão que, ao ser atingida, o frigorífico deveria desligar, ficando a bateria com energia suficiente para colocar o motor do carro em funcionamento. Até ai tudo bem, e eu andava descansado. Mas, por duas vezes distintas que o frigorífico me levou a bateria a mínimos de 10V, coisa que não faz sentido uma vez que a tensão mínima para um arranque aceitável é de 11.6V. Isso levou-me a pensar se o dispositivo de segurança estaria avariado.

  Para retirar as minhas dúvidas contactei o fabricante e questionei sobre o correto funcionamento do equipamento. Após alguns email e anexos conclui que o equipamento estava a funcionar corretamente, que era possível alterar os limites de segurança e de como o fazer. 
A explicação para o correto funcionamento e de ter ficado a pé por duas vezes é explicado por este frigorífico ser desenhado e construído com o propósito de ser utilizado em camiões, que possuem baterias de 24V e amperagens enormes. Por esse motivo o fabricante não prestou grande atenção ao "12 cut-out V" o que por defeito ficou a fazer o corte nos 10.4V como visto na figura 1.
Figura 1

 Mas nem tudo é mau pois o fabricante fornece a informação (figura 2) para podermos alterar este limite para vários níveis, o que nos permite escolher aquele que mais nos convém.

Figura 2

Sabendo que o meu carro para ter um arranque forte necessita de cerca de 11,6V escolhi o maior valor recomendado pelo fabricante (figura3). Assim, utilizando uma resistência de 82Kohm de meio watt (o fabricante não refere potência) entre os terminais P e C consigo (figura 4) consigo um 12 cut-out V de 11.3V. Se fizer conta com a recuperação natural da bateria facilmente atinjo os 11.6v de que necessito. 



Figura 3


Então a modificação passava somente por colocar uma resistência entre dois pontos. Para isso utilizei um terminal que cravei na resistência e utilizei o terminal do ponto C como ancoradouro da resistência. Para garantir um ponto forte de junção optei por soldar a resistência aos terminais. Feita a soldadora foi altura de ligar tudo como manda o esquema eléctrico e testar.

Até ao momento ainda não levei a bateria aos limites mas quando isso acontecer verificarei valores e actualizo aqui os resultados.


Figura 4

  Como funciona o dispositivo de segurança de baixo nível de tensão?

Os dispositivos electrónicos que possuem este dispositivo de segurança podem ser visto como tendo dois limitadores, um superior a verde e outro inferior a vermelho na figura 5 (tensão de 12 ou 24v).
Figura 5
Ao ligar o frigorífico à tomada de isqueiro a tensão da bateria será medida e se for superior a 10.4v (limite inferior) o frigorífico irá trabalhar sem problemas. Mas no momento que a tensão da bateria atinge valor mínimo, a electrónica do frigorífico fica em alerta e se após 10 segundos a tensão não subir do limite inferior o frigorífico “hiberna”. Deixa de trabalhar para não levar a energia da bateria a mínimos irrecuperáveis, levando à destruição completa da bateria pois já não iria carregar mais. Este estado de “hibernação” permanecerá até a electrónica do frigorífico detectar que a bateria tem uma tensão superior ao limite máximo, que no caso da figura 5 é de 11,7V. Este valor, do ponto de vista do frigorífico, significa que está ligado a uma bateria carregada e que poderá trabalhar sem problema.

  Outras informações retidas sobre este frigorífico.

A selecção de frio que o utilizador faz é visível pelos leds que estão acessos. Cada led corresponde a -3º de temperatura, logo o máximo deste frigorífico será -24º em relação à temperatura exterior. Este modelo não tem capacidade de regular o frio para uma temperatura fixa, o frio está sempre dependente do exterior. Por esse motivo se deve, durante o dia, aumentar a potência e à noite se deve baixar a mesma sob o risco de congelar tudo o que está no seu interior.

O frigorífico para um bom funcionamento deverá ter os fios de alimentação ligados directamente à bateria, uma vez que a utilização do isqueiro poderá não fornecer energia suficiente e provocar medidas de tensões erradas.

Resistência 82Kohm



Deixo-vos o filme da modificação....



Esta foi mais uma alteração que reparação, assim espero estar a poupar a vida útil da bateria do carro.

Caso tenham perguntas ou duvidas, sugestões e comentários deixem ai que responderei o mais rápido possível. 
Subscrevam para mais novidades em breve.

Abraço 
Nelson Gomes

1 comentário:

  1. A colocação da resistência tem uma ordem predefinida? A cor a colocar no ponto P é predefonida ou e indiferente?
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