Muitos de nós temos, em casa, um desses modernos carregadores de baterias para
carro em casa, que foi comprado num qualquer hipermercado. E, na verdade, muito
raramente necessitamos dele, mas no dia de o colocar a trabalhar, será que
funciona?
Não funcionou aquele que vos trago hoje, o qual arranjei e partilho convosco como poupar uns euros num carregador de baterias automático.
Não funcionou aquele que vos trago hoje, o qual arranjei e partilho convosco como poupar uns euros num carregador de baterias automático.
ULTIMATE SPEED ULG 3.8 A1 |
Diy: Reparação de um carregador de
baterias auto.
Custo previsto: 0€ (dependente do material reciclado que usarem)
Custo previsto numa loja: 19.99€ (preço de um
idêntico no hipermercado)
Poupança
estimada: 19.99€
Tempo estimado de reparação: 1h
(mas depende sempre da pesquisa da avaria efetuada)
Ferramentas necessárias: Básico
para trabalho de soldadora (ferro de soldar, alicate de corte e caixa de produtos para reciclar).
Quantos de nós já utilizamos um
carregador de bateria?
A maioria das pessoas nunca usou, é
um facto, mas o que desconhecem é que podem poupar muitos euros (em alguns
casos) se usarem um dispositivo destes.
Quem conduz diariamente distâncias +/- longas (>20km) ou para quem “perde” boa parte da vida diária em filas
de trânsito, onde o carro está horas a trabalhar, certamente nunca teve
problemas de bateria, pois o tempo de funcionamento do carro dá tempo ao
alternador de compensar (carregar) a corrente consumida no momento de arranque
do carro.
Mas o mesmo já não se pode dizer de quem só usa o
carro em curtas distâncias diariamente, ou mesmo o utilize em “ocasiões quase
especiais”. Neste caso o alternador não tem tempo suficiente de carregar a
bateria e esta vai diminuindo a sua capacidade com o passar do tempo. Por esse
motivo, esses carros por vezes tem dificuldade em pegar mesmo quando a bateria
ainda tem uns 2 ou 3 anos de utilização no carro.
Sabendo que as baterias de chumbo (típica
bateria de carro) não deve andar ou permanecer descarregada por muito tempo,
quando são submetidas a esses ritmos elas tendem a diminuir o seu tempo de vida
útil, e por norma ao fim de 3 ou 4 anos acabam por “morrer.
Uma forma de evitar isso é
fornecer carga periodicamente, se necessário. Por exemplo, um carro que só
circule ao fim de semana e que mesmo assim apenas faça poucos quilómetros, a bateria
deve ser recarregada (na minha opinião) 2 vezes por mês. Uma carga de manutenção, de 15 em 15 dias, além de garantir uma bateria sempre carregada, garante também um período
de vida útil superior.
A prova disso é a minha última
bateria ter morrido a 1 semana de completar 8 anos e 6 meses, esse tempo de vida útil
deveu-se além da bateria ser de qualidade e, pessoalmente, também tinha sempre o cuidado de efetuar uma
manutenção anualmente.
Os carregadores automáticos hoje
em dia são muito intuitivos e nada têm a ver com aqueles que se utilizavam hà 15
anos atrás. É possível hatualmente comprar um carregador bastante razoável, por cerca de
30€. São muito fáceis de utilizar, visto ser só ligar e ele efectua todo o processo
de carga da bateria automaticamente, bastando, para isso, clicar 1 ou 2 vezes num único
botão.
ATENÇÃO
Desligue os equipamentos electrónicos da corrente eléctrica antes
de os abrir para reparações.
Foi um carregador desses que me entregaram
para peças (ia para a caixa de reciclagem) por estar avariado, contudo, antes do
destino final tentei dar uma vista de olhos. Inicialmente verifiquei que o
equipamento ligava mas o botão nada fazia. Então comecei por o abrir e passar
uma inspecção visual a fim de detectar possíveis falhas. Como estava
aparentemente tudo bem, e sabendo que o interruptor não parecia funcionar
(nesta altura suspeitei do interruptor, processador ou algo intermédio) decidi
ir verificar o mais simples que era o interruptor. Assim que o testei,
verifiquei que este não funcionava correctamente. Então recorri à minha caixa de
reciclagem e, de um outro carregador avariado, retirei um interruptor igual (novo custa cerca de 0.05€) e
substitui. Após isto voltei a testar e puf
…. O carregador voltou a vida, funciona que é uma maravilha.
Conclusão:
O carregador tinha única e
simplesmente o interruptor avariado, e foi reparado com a substituição deste.
O carregador é um ULTIMATE
SPEED ULG 3.8 A1 com as seguintes características:
Espero que este post seja útil para alguém pois por uns meros centimos de euro não justifica mandar um carregador para o lixo.
Deixo-vos o vídeo onde poderão ver a reparação e se gostarem deixem um like, partilhem e comentem.
Obrigado
Abraço
NJgomes
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